Unemat vai ofertar milhares de vagas em curso de capacitação em Educação especial inclusiva
Por Assessoria Dead/Unemat
24/10/2024
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Diretoria de Gestão de Educação a Distância (Dead) vinculada a Pró-reitoria de Ensino de Graduação, é uma das instituições de ensino brasileiras que vai ofertar milhares de vagas para o curso de capacitação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O curso, destinado a educadores que atuam em sala de aula será totalmente gratuito, ofertado na modalidade a distância, com carga horária de 120 horas.
A adesão da Unemat junto ao Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)para a oferta do curso de capacitação já ocorreu e o edital para o preenchimento das vagas ocorrerá nos próximos dias. A expectativa do Ministério da Educação é capacitar cerca de 250 mil professores em todo o país, para isso, mais de 50 instituições de ensino aderiram a parceria. A Unemat deve abrir cerca de 5 mil vagas nos próximos dias.
Como é o curso:
A formação será por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), que são responsáveis pelo conteúdo. A Unemat ficará responsável pela seleção dos alunos, e dos tutores que vão auxiliar no processo formativo e desenvolvimento das atividades.
O curso é composto por quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação da Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas, e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Cada módulo terá leitura de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão por meio de elaboração de textos, de recursos e de projetos.
Os eixos, os conteúdos pedagógicos propostos e a bibliografia abordados pelo curso estão em conformidade com os marcos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e com as pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão do público da Educação Especial nos sistemas de ensino comum.
Objetivo do curso é formar educadores para desenvolver concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.
O curso pretende refletir sobre as pluralidades e as singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem do público da educação especial na sala de aula comum, e contribuir para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola inclusiva.
De acordo com o Censo Escolar do Inep/MEC, de 2023, há no País 1,5 milhão de alunos da Educação Especial matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública de ensino. O dado evidencia a importância de investimentos na formação dos professores para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.
Com informações da CGCOM/CAPES
Assessoria de Comunicação - Unemat
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