EDUCAÇÃO FÍSICA

Projeto Político Pedagógico

Arquivo do Projeto Político Pedagógico Vigente
Perfil Profissional

O/a egresso/a do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres, visando atender a legislação e preparar os/as profissionais para intervir no campo das práticas corporais produzidas historicamente pela humanidade, deverá articular os conhecimentos da Educação Física (saúde, esporte, arte e cultura, treinamento, inclusão, lazer e desenvolvimento profissional de professores/as), conforme área de atuação específica escolhida:

I - Generalista e comprometido com a articulação de conhecimentos para a atuação nos eixos da saúde, do esporte, da cultura e lazer; II - Fundamentado e comprometido com os estudos do desenvolvimento humano, com visão crítica e reflexiva, por meio das manifestações e expressões das práticas corporais; III - Baseado cientificamente nos aspectos envolvidos na atividade física, no exercício físico, no esporte, na gestão, na cultura e lazer e na educação para orientação e promoção da saúde; IV - Ético, com visão humanista, ciente das implicações da sua atuação profissional e de suas responsabilidades sociais; V - Norteado por concepção interdisciplinar e multidisciplinar, que situe os conhecimentos da Educação Física no conjunto de saberes comprometido com a unidade teoriaprática; VI - Humanista, crítico e reflexivo, autônomo, fundamentado no rigor científico e na conduta ética.

Candidato(a) à Área

O egresso do Curso de Graduação em Educação Física estará apto/a a desenvolver as funções nos seguintes campos de trabalho e atuação profissional, conforme área de atuação específica escolhida:

•Bacharel em Educação Física: treinamento esportivo, orientação de práticas corporais, preparação física, reabilitação, atividades de recreação, lazer e cultura, avaliação física, postural e funcional, gestão na área de Educação Física e em outros campos das práticas corporais, conforme a Resolução nº 6/2018, que institui as DCN’s para os cursos de graduação em Educação Física.

Competências e Habilidades do Profissional

As competências e habilidades, gerais e específicas, consistem no que será buscado ao longo do processo de formação na graduação em Educação Física, as quais irão orientar e articular os objetivos pedagógicos nas diferentes disciplinas e nas diversas formas de aprendizado para atuação nos campos de trabalho e profissional do licenciado e/ou bacharel. E, dada a importância da articulação de conhecimentos da Educação Física entre os campos de trabalho e atuação profissional, as competências e habilidades estão compreendidas em uma dinâmica processual, alcançando a dimensões do conhecimento, da prática e do engajamento profissional, as quais são mobilizadas a partir dos eixos da saúde, do esporte, da cultura, do lazer e da formação.

O/A Bacharel em Educação Física, qualificar-se-á para intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos relacionados às práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas, visando a aquisição e desenvolvimento dos seguintes conhecimentos, atitudes, habilidades e competências profissionais, quais sejam: - Compreender os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática; - Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões das práticas corporais, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável; - Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção de doença, promoção, proteção, reabilitação da saúde, esporte e lazer; - Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros; - Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e/ou de lazer; - Planejar, prescrever, acompanhar e avaliar programas de atividades físicas, exercícios físicos, esportivos, saúde, cultura e lazer, diagnosticando os interesses, as expectativas e as necessidades a partir da compreensão da realidade social; - Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção; - Integrar, assessorar e coordenar projetos, programas e equipes multiprofissionais para definição e operacionalização de políticas públicas, institucionais e de áreas afins; - Produzir e integrar novas tecnologias à sua atuação e formação profissional; - Reconhecer e avaliar os efeitos da aplicação de metodologias para a intervenção profissional e o empreendedorismo.

Metodologia

O Curso de Graduação em Educação Física da UNEMAT deverá assegurar, conforme previsto na Resolução 06/2018/CNE/CES, uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico e na reflexão filosófica tendo o trabalho como princípio educativo, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão no processo de formação. Nessa direção, a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT tem buscado a participação efetiva de sua comunidade acadêmica nas instâncias de representação dos sistemas de educação, esportes, cultura e direitos humanos.

O Curso de Educação Física atua em diferentes espaços, tais como Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Esportes, Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Esportes, de Assistência Social; atuação no Centro de Referência em Direitos Humanos, Sindicato dos Docentes da UNEMAT, Conselho Regional de Educação Física (CREF), Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (SAEL), Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF), Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte, Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Federação Mato-grossense de Handebol, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cáceres (IFMT), Rede particular de ensino, e diversas outras instâncias, que buscam articulação efetiva para o desenvolvimento das atividades relacionadas com os campos educativos e formativos da UNEMAT. Considera-se fundamental posicionar-se em relação ao projeto histórico ao qual está sustentando e forjando com a sua intervenção, articulando-se de forma indissociável o ensino, pesquisa e extensão, buscando ações integradas à Educação Tecnológica para a produção e divulgação de ciências e tecnologias que permitam o enfrentamento dos problemas locais e regionais.

Sistema de Gestão do Curso

O Curso de Educação Física atua em diferentes espaços, tais como Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Esportes, Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Esportes, de Assistência Social; atuação no Centro de Referência em Direitos Humanos, Sindicato dos Docentes da UNEMAT, Conselho Regional de Educação Física (CREF), Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (SAEL), Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF), Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte, Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Federação Mato-grossense de Handebol, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cáceres (IFMT), Rede particular de ensino, e diversas outras instâncias, que buscam articulação efetiva para o desenvolvimento das atividades relacionadas com os campos educativos e formativos da UNEMAT. Considera-se fundamental posicionar-se em relação ao projeto histórico ao qual está sustentando e forjando com a sua intervenção, articulando-se de forma indissociável o ensino, pesquisa e extensão, buscando ações integradas à Educação Tecnológica para a produção e divulgação de ciências e tecnologias que permitam o enfrentamento dos problemas locais e regionais.

Avaliação do Curso

O conceito de avaliação perpassa o processo contínuo e permanente de formação, integrado às atividades curriculares, tendo como referência, a base comum nacional para a formação de professores/as, no intuito de consolidar uma consistente base teórica interdisciplinar na formação acadêmica. A avaliação será de responsabilidade coletiva, a ser conduzida à luz do projeto político-pedagógico, abarcando as dimensões da avaliação da aprendizagem, dos/as docentes, dos/as discentes, do curso, dos programas e projetos desenvolvidos na Instituição. A materialização da avaliação da aprendizagem se dará semestralmente, articulando-se às verificações dos trabalhos acadêmicos específicos em cada disciplina com a verificação dos objetivos de cada um dos quatro eixos. A Resolução Nº 054/2011 - CONEPE, que institui a Normatização Acadêmica da UNEMAT, afirma que na graduação o registro do desempenho acadêmico deverá ser por notas e por disciplinas. Ao final de cada período letivo será atribuído ao/à discente uma nota final (média semestral), resultante da média aritmética de, no mínimo, 3 (três) avaliações semestrais, que devem variar de 0,00 (zero) a 10,00 (dez)

Visando que o processo avaliativo se constitua também como parte do ensino, este PPC garante, em todos os componentes curriculares, um momento de feedback no qual o docente retorna para o/a discente sobre os aspectos (conhecimentos, habilidades e competências) alcançados satisfatoriamente e aqueles ainda por alcançar, considerando sempre os objetivos da melhor formação para o mercado de trabalho, para a cidadania e para a sociedade. Os/as docentes têm como prazo máximo para divulgar e entregar qualquer avaliação ao/a acadêmico/a, a semana anterior a da aplicação da avaliação subsequente. Será considerado aprovado na disciplina, o/a discente que obtiver nota igual ou superior a 7,00 (sete) na média aritmética. O/a discente que obtiver média semestral inferior a 7,00 (sete), porém não inferior a 5,00 (cinco), será submetido a uma prova de exame final em cada disciplina.