Pesquisa e Inovação

Unemat é parceira na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Baixada Cuiabana

Por Danielle Tavares
23/10/2024

(Foto: Assessoria)

Com vistas à instalação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi), na cidade de Nossa Senhora do Livramento, região da Baixada Cuiabana, Unemat e instituições que integram Sistema S de Mato Grosso assinaram Protocolo de Intenções com o Ministério da Agricultura e Pecuária e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A formalização da parceria ocorreu nessa segunda (21/10), em Cuiabá, em cerimônia que contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, da reitora da Unemat, Vera Maquêa, e representantes de cada instituição parceira.

A Umipi da Baixa Cuiabana será localizada em Nossa Senhora do Livramento (MT), área que era ocupada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e estará vinculada à Embrapa Agrossilvipastoril, de Sinop (MT).

De acordo com o ministro Fávaro, a nova Umipi trará benefícios significativos para o desenvolvimento econômico e social da região. “Este é um dia histórico. Estamos muito felizes e tenho certeza de que a Baixada Cuiabana agora poderá explorar seu potencial agrícola. A nova unidade complementará os setores de indústria, comércio e serviços, característicos da região, ajudando também a reduzir as desigualdades econômicas”, afirmou em entrevista divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuári

O protocolo de intenções busca conjugar esforços necessários para a execução de trabalhos de interesse mútuo, que incentivem o intercâmbio técnico, científico, cultural e administrativo entre as partes, com vistas ao atendimento de necessidades regionais ou territoriais, resolução de desafios de PD&I na região da Baixada Cuiabana.

A reitora Vera Maquêa destacou que a Unemat possui expertise em diferentes áreas do conhecimento. “A Universidade do Estado de Mato Grosso desenvolve pesquisas em diferentes locais no Estado e poderá contribuir fortemente em áreas como Agricultura Familiar, tecnologias aplicadas às Ciência Agrárias e demandas específicas da região”.

O centro atenderá produtores da região, composta por 11 municípios, e também desenvolverá pesquisas voltadas aos sistemas agroflorestais (SAFs), à integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e à agregação de valor da produção, como certificações e selos. O prazo de vigência deste Protocolo de Intenções será de 24 meses a partir da sua publicação, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.  

Modelo Umipi

A Embrapa adota novos arranjos institucionais para inovação. Um dos modelos mais promissores é o de Unidades Mistas de Pesquisa e Inovação (Umipis), que consiste na cooperação com outras instituições por meio de compartilhamento da infraestrutura e de recursos humanos e financeiros. Eficiente, ágil e econômica, a estratégia permite atender a demandas importantes sem a necessidade de criação de novos centros de pesquisa.

Esse arranjo institucional foi iniciado em 2012, com a Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas (GenClima), criada pela parceria Embrapa e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Oito Umipis estão atualmente em operação.

Saiba Mais

 Assinaram o protocolo de intenções o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!