Ministério da Educação seleciona proposta da Unemat para Programa de Educação Tutorial
Grupo ‘Afrofuturismo ancestral: História e diversidade étnico-racial’, é vinculado aos cursos de História e Educação Escolar Quilombola
Por Nataniel Zanferrari
21/10/2024
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) teve uma proposta aprovada e duas classificadas no Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação.
Anteriormente aberto somente para universidades federais, a edição de 2024 passa a atender também as universidades estaduais. O ministério recebeu 287 propostas, das quais 45 foram selecionadas.
PET
O Programa de Educação Tutorial fomenta grupos de aprendizagem tutorial por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores. É um programa que atua para a consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior.
Atualmente, existem 835 grupos do PET em todo o País. Eles envolvem mais de 8 mil alunos bolsistas de 80 municípios em todos os estados e no Distrito Federal, sendo que 96% destes grupos estão em universidades públicas.
Os grupos PET são formados com no mínimo quatro e no máximo 12 bolsistas, com tutoria de um docente. Para o estudante bolsista, o valor do benefício é de R$ 700. Já entre os tutores, aqueles com título de mestre recebem R$ 2.100, e os que têm título de doutor contam com uma bolsa de R$ 3.100.
PET NA UNEMAT
A proposta selecionada da Unemat foi o grupo de educação tutorial ‘Afrofuturismo ancestral: História e diversidade étnico-racial’, a ser coordenado pela professora Fernanda Martins da Silva. O grupo concorreu no lote ‘Rede de educação antirracista’, que ofertava 10 vagas.
O grupo foi inscrito na área de Ciências Humanas e está vinculado ao curso de Educação Escolar Quilombola em Nossa Senhora do Livramento e aos cursos de História, tanto o presencial em Cáceres, quanto as turmas especiais de oferta única a distância.
Um dos grupos classificados é o ‘PET Bioagroflorestal’, proposto pelo professor Sérgio Alessandro Machado Souza para o lote ‘Rede de manejo florestal comunitário na Amazônia’, que ofertava 5 vagas. A proposta foi feita na área de Ciências Agrárias e Biológicas, vinculada aos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal de Alta Floresta.
O outro grupo classificado é o ‘Grupo de Aprendizagens em Saberes Interculturais’, que disputou uma das 10 vagas no lote ‘Rede encontro de saberes’. O grupo foi proposto pelo professor Alexandre Mariotto Botton na área de Conhecimento Interdisciplinar, vinculado ao curso de Letras de Cáceres.
Assessoria de Comunicação - Unemat
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