Acadêmicos de Agronomia fazem visita-técnica em Nova Olímpia
Conhecendo a realidade local
Por John Muller Couto Prado - Acadêmico de Jornalismo
13/11/2024
Acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Tangará da Serra, fizeram visitas a produtores rurais nesse sábado (09/11). A atividade aconteceu em três propriedades do município de Nova Olímpia (215Km da capital Cuiabá).
Realizada pela disciplina de Desenvolvimento e Gestão da Agricultura Familiar, a atividade buscou proporcionar aos alunos uma proximidade com a realidade daquelas famílias. Em cada uma das propriedades, os acadêmicos puderam conversar com os agricultores, conhecer o local, a realidade e as dificuldades enfrentadas.
Dona Senil de Oliveira, a primeira agricultora visitada, cultiva frutíferas, hortaliças e cuida de várias espécies de animais. Sobre a vida no campo, ela afirma que “era um sonho ter um cantinho para terminar a velhice. Eu gosto de tratar dos bichos, plantar. Eu adoro plantar. Quando uma pessoa me traz uma muda, eu amo”. Sempre preocupada com a formação acadêmica, se dispôs a partilhar sua experiência por saber a importância disso para os futuros profissionais. “Eu tenho minhas filhas formadas, a maioria dos meus netos formados. Eles também precisaram de pessoas, não custa ajudar”, aponta ela.
Na segunda propriedade, que é dedicada à avicultura, os acadêmicos puderam conhecer o sistema de produção de galinhas e tirar dúvidas sobre a criação das aves. Francielli Pereira, proprietária do local, relatou que ela e o esposo trabalhavam de carteira assinada até deixarem tudo para se dedicarem à produção familiar. “A gente praticamente morava no serviço e visitava a nossa casa. Agora a gente tem mais tempo para a nossa família. Foi uma mudança boa. A gente teve uma tranquilidade a mais e estamos crescendo no nosso negócio”, destaca a avicultora.
A última família visitada foi da produtora Eliana Costa, que também é artesã. Ela apresentou as diferentes realidades vividas na comunidade, e a experiência que teve com projetos da Unemat. Durante sua partilha, Eliana relatou a satisfação em receber os alunos em sua propriedade, “me sinto honrada em ter cada um aqui”.
Eduarda da Silva, acadêmica de Agronomia, aponta a experiência que a atividade proporcionou à turma. “Sair um pouco da sala de aula e ver o que o professor explica na prática é muito bom. Assim a gente pode criar uma ligação com os produtores e entender como a agricultura familiar acontece, com suas dificuldades e realidades”, ressalta Silva.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat realiza 3ª sessão do Conselho Universitário na próxima semana
- Unemat divulga locais de prova do Vestibular 2025; prova será dia 8
- Candidatos a Conselhos Superiores devem se inscrever de 11 a 25 de novembro
- Unemat abre 5 mil vagas para curso de aperfeiçoamento em educação inclusiva
- Unemat prorroga prazos para inscrições em cursos de especialização a distância até dia 10/11
- Unemat vai ofertar milhares de vagas em curso de capacitação em Educação especial inclusiva
- Unemat abre 732 vagas gratuitas em quatro cursos de especialização na modalidade a distância
- Unemat participa de Simpósio do Programa Nacional de Formação em Administração Pública
- Unemat abre 5 mil vagas para curso de aperfeiçoamento em educação inclusiva