Colações 2023/2

Unemat entregou diplomas a novos profissionais nos dias 3 e 4 de abril

Formandos colaram grau em cerimônias em Cuiabá e Lucas do Rio Verde

Por Hemília Maia
08/04/2024

(Foto: Deivid Fontes)

Encerrando as colações de grau 2023/2, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) entregou diplomas para 65 novos profissionais em cerimônias de colação de grau, realizadas nos dias 3 e 4 de abril, respectivamente em Cuiabá e Lucas do Rio Verde. A reitora da Unemat, Vera Maquêa, fez a outorga de grau aos formandos em Cuiabá e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, em Lucas do Rio Verde.


Pelo Núcleo Pedagógico de Cuiabá foram formados 55 profissionais nos cursos tecnólogos de Gestão de Negócios e Inovação e Gestão Pública, ofertados pelo Câmpus Universitário do Médio Araguaia e as turmas fora de sede do Núcleo Pedagógico de Lucas do Rio Verde, formaram 10 profissionais, sendo dois bacharéis em Engenharia Civil e oito bacharéis em Engenharia de Alimentos cursos respectivamente ofertados pelos câmpus universitários de Barra do Bugres e Sinop.

Os formandos da turma de Gestão de Negócios e Inovação tornaram a cerimônia ainda mais emocionante do que o habitual ao se autodenominar Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira. Os familiares da professora que morreu aos 47 anos, no mês de março de 2023, receberam as homenagens feitas a querida professora, Kelli Munhoz, que na ocasião de sua morte, atuava como pró-reitora de Assuntos Estudantis depois de ter sido diretora Político-Pedagógica e Financeira do Câmpus Universitário do Médio Araguaia, em Luciara, onde também foi coordenadora pedagógica dos cursos de Ciências Exatas e Engenharias da Faculdade Multidisciplinar do Médio Araguaia (Famma).

Pais da professora Kelli Munhoz 

A cerimônia também contou com a presença do deputado estadual Wilson Santos, que fez um longo discurso como patrono da turma de Gestão de Negócios e Inovação. Wilson Santos citou a trajetória de sua família, na década de 60, como imigrante em Mato Grosso em busca de uma vida melhor, os maus momentos de seu trabalho como vendedor de jornais nas ruas da capital ainda na adolescência e as sábias palavras de seus pais. “Eles diziam, a única herança que pai pobre deixa para filho é o estudo da escola. Podem te tirar os bens materiais, mas nunca o que você aprendeu”. Em gratidão as pessoas, que segundo o deputado, foram decisivas para a formação desses novos profissionais, Wilson Santos pediu uma salva de palmas ao governador Mauro Mendes, ao então secretário de Estado da Fazenda, Rogério Galo, ao então chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e ao então reitor da Unemat, Rodrigo Zanin.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa reafirmou a importância da educação e suas implicações. “Quero dizer que cerimônia que está acontecendo hoje é uma coisa extraordinária. Eu sempre digo que há poucas coisas na vida da gente que tem esse o grau de importância do dia que terminamos uma faculdade. O dia que a gente casa, o dia que a gente tem um filho, o dia que a gente encontra uma pessoa que muda a nossa história.  Bem disse aqui o nosso deputado Wilson Santos, que nós fazemos parte de uma ínfima minoria que tem ensino superior nesse país, porque infelizmente a Universidade ainda não é para todos. Não é à toa que no brasão da Unemat está escrito em latim: Universidade para todos, porque esse é o sonho e o compromisso nosso com as gerações futuras. Aquele compromisso que foi estabelecido na Conferência Mundial da Educação Superior, que é não deixar  ninguém para trás. Que tenhamos em mente que muitas vezes essa é a única forma para a gente se afastar da pobreza e, às vezes, até mesmo de uma situação de miséria”.


Na cerimônia de Lucas do Rio Verde, a secretária Elaine Benetti Lovatel falou sobre a importância das parcerias firmadas entre a Unemat e as prefeituras dos municípios de Mato Grosso para levar cursos de ensino superior as cidades que não possuem câmpus universitários da Unemat. “O prefeito Miguel Vaz está sempre disposto a fazer novas parcerias e buscar novos cursos para Lucas do Rio Verde. Fortalecer a educação e fomentar a formação de novos profissionais de nível superior para o mercado de trabalho não é gasto, é investimento”, declarou a secretária.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, também ressaltou a importância das parcerias e citou o longo alcance dessas ações. “Por meio de turmas especiais, turmas fora de sede, turmas únicas, conseguimos atender demandas específicas e pontuais dos municípios mato-grossenses além de oportunizar o ensino superior a pessoas que não teriam como se deslocar”.

Além da reitora e do deputado estadual, participaram da cerimônia em Cuiabá, o secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Rodrigo Zanin; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento; o diretor Político-Pedagógico e Financeiro do câmpus do Médio Araguaia, Heitor Kirsch; a diretora da Faculdade Multidisciplinar do Médio Araguaia, Luciene Castuera de Oliveira e a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Pública, professora Alessandra Rúbio.  


Além do pró-reitor e da secretária municipal, participaram da cerimônia em Lucas do Rio Verde, o diretor Político-Pedagógico e Financeiro do câmpus de Barra do Bugres, professor Eduardo José Oenning Soares e o diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas do câmpus de Sinop, professor Maicon Aparecido Sartin.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!