Programa de Pós-Graduação em Geografia inicia Seminário de Avaliação e Planejamento Estratégico
Abertura do evento celebra recente aprovação do doutorado e inauguração do novo espaço destinado ao Programa na Cidade Universitária
Por Nataniel Zanferrari
08/10/2024
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciou na manhã desta terça-feira (8) a 3ª edição do Seminário de Avaliação e Planejamento Estratégico, em Cáceres.
A abertura do evento foi marcada por uma dupla celebração: a recente aprovação do curso de doutorado em Geografia pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a inauguração do novo espaço destinado ao Programa na Cidade Universitária.
Alunos, professores, egressos e profissionais técnicos participam do Seminário, que segue até quinta-feira (10) com a apresentação do diagnóstico do quadriênio 2021/2024 e a apresentação e pactuação das metas do planejamento estratégico do PPGGeo, que visa desenvolver estratégias para aprimorar a qualidade da pós-graduação.
A coordenadora do PPGGeo, Sandra Mara Alves da Silva Neves, reforça que o doutorado é uma conquista da comunidade acadêmica. “Esta nova etapa que a Geografia começa vislumbra um horizonte de poder conquistar a continuidade da sua qualificação em casa, cumprindo com o papel que a Unemat vem assumindo desde sua criação em 1978”, assegura a coordenadora.
Coordenador adjunto de Programas Acadêmicos da área de Geografia da Capes, Manoel Fernandes de Sousa Neto esteve presente na abertura e ressalta a importância de um doutorado em Geografia nas áreas do Pantanal e da Amazônia Legal. “Há determinados problemas que só geógrafos são capazes de abordar, então pensar a partir dos problemas que existem em Cáceres e região possui um caráter fundamental”, garante Manoel.
A abertura também contou com a presença do professor Carlos Alexandre Leão Bordalo, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), consultor convidado do PPGGeo da Unemat, que destacou a importância do intercâmbio de experiências, atividades, sugestões, contribuições e saberes entre os programas de pós-graduação de diferentes instituições de Ensino Superior. “Esta troca é fundamental, porque tanto a Unemat quanto a UFPA são programas jovens, com 20 anos de existência, e ambos possuímos esta expertise, este know how da Amazônia Oriental, e trazer isso e compartilhar com a equipe aqui do câmpus é fundamental”, disse Carlos.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat oferecerá 2.310 vagas em 2025 para candidatos que fizeram o Enem 2024
- Unemat anuncia seletivo para contratação de 264 professores temporários
- Unemat oferta 14 vagas para doutorado em Educação
- Unemat realiza nesta sexta-feira (13) aula inaugural de especializações a distância
- Diretores da Educação a Distância da Unemat participam do lançamento do curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva
- Unemat convoca aprovados para cursos de especializações a distância para matricula
- Educação a Distância da Unemat transforma vidas há 29 anos
- Inscrições para curso de aperfeiçoamento em educação inclusiva totalmente online termina na sexta-feira (29)
- Unemat realiza nesta sexta-feira (13) aula inaugural de especializações a distância