Empreendedorismo

Alunos da Unemat vencem Desafio Liga Jovem promovido pelo Sebrae

Ao vencer, a equipe Eco-tube segue representando MT na Etapa Regional Centro-Oeste

Por Hemília Maia
22/08/2024

(Foto: Design)

Alunos dos cursos de Administração e Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Tangará da Serra, venceram a 2ª edição da competição de empreendedorismo tecnológico “Desafio Liga Jovem”, promovido pelo Sebrae. Composta pelos alunos Amanda Cristina Aquino da Silva, do curso de Administração, e Matheus da Costa Antônio, do curso de Agronomia, a equipe Eco-tube da Unemat venceu a categoria Avança (Educação Superior) pelo Estado de Mato Grosso.

A equipe desenvolveu um tubete para uso agrícola que permite suprir a demanda nutricional das plantas, eliminando a necessidade de fertilizantes químicos e contribuindo para a redução do uso de plástico na produção agrícola.

Na Etapa Estadual, só um grupo vencedor de cada categoria passa à próxima etapa. Ao vencer a Estadual, a equipe Eco-tube conquista a premiação de 500 reais em vale-compras por participante e orientador, e segue representado o Estado na fase regional do Centro-Oeste com possibilidade de chegar à Etapa Nacional, em dezembro. A professora de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Linguagem da Unemat em Tangará da Serra, Paula Almeida Brito, mestre em Administração, orientou a equipe, que apresentou seus planos de negócios ao vivo em um pitching da competição para uma bancada de jurados online.

“A Eco-tube alcançou resultados notáveis. O projeto Eco-tube se destacou pela proposta inovadora direcionada ao reaproveitamento de materiais orgânicos que, frequentemente, são descartados no meio ambiente”, conta a professora orientadora, que segue motivada à nova etapa.

Desafio Liga Jovem - É uma competição gratuita entre equipes de 2 a 5 estudantes de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas ou comunidades, usando tecnologia. A tecnologia, pode ser digital: site, redes sociais, apps e jogos, ou analógica: como formas de produção e metodologias, entre outras.

A competição visa fomentar o desenvolvimento de competências empreendedoras entre estudantes e professores orientadores, com incentivos a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. O desafio estimula o uso da tecnologia, mas também a criação de soluções inovadoras para os problemas da sociedade.


Assessoria de Comunicação - Unemat

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